segunda-feira, 24 de setembro de 2012

OLIVEIRA A ARVORE ESPIRITUAL

FOGO NA BIBLIA


O fogo tem muitas aplicações. Representa a presença de Deus , como no monte Horebe, na sarça em chamas e na autorga da lei , bem como na colçuna de fogo que guiava  israel atraves do deserto. Quando o fogo caia sobre um sacrificio , denotava a aceitação. foi talves mediante o fogo que Deus deu testemunho sobre a oferta de Abel. o fogo caiu no altar do holocausto em levitico 9:24

" Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces."

E tambem sobre as ofertas de Gideão , de Davi , de Salomão e de Elias. O fogo consumia o que se depositava no altar do holocausto , bem como o fogo que era levado deste para o altar de ouro , não falava de juizo , mais favor, pois os sacrificios de ambos subiam diante de Deus como aroma agradavel .
A ideia de julgamento esta no fogo que consumia a oferta pelo pecado fora do acampamento. As palavras empregadas para "queimar" são diferentes, pois enquanto a que se refere ao altar do holocausto significa queimar como incenso, a outra denota consumir com ira (levitico 4:19-21)


  1. aqui , portanto temos fogo do juizo no cordeiro substituto , como tambem provavelmente no cordeiro pascal que era assado no fogo.
  2. O fogo caiu em juizo sobre os impios em sodoma e gomorra; no egito em exodo 9:23-24 ;em Nadabe e Abiú ; no acampamento de Israel , em numeros1; na rebelião de Corá ;e nos mensageiros de Acazias a Elias . A diferença entre estes dois tipos de fogo é demonstrada em   levitico 9:24 e levitico 10:2 . Nos dois casos , lemos que "saiu fogo da presençado Senhor". contudo , no primeiro era sinal de favor e de aceitação do holocausto , no segundo , a visitação terrivel de julgamento .
  3. Israel tera de passar pelo fogo do juizo (zacarias13:6-9isaias 4:4mateus 3:11-12). lemos na ultima passagem : "Ele os batizara com o Espirito e com fogo. ele traz a pá em sua mão e limpara a eira, juntando seu trigo no celeiro ,mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".O Batismo com fogo no versiculo 11 provavelmente se  explique no v 12 . Ele limpará sua eira com o vento e queimará a palha com fogo . Batizar com o Espirito Santo e Batizar com fogo não pode significar uma  unica e mesma coisa . inicio de atos 1 , não inclui fogo . "dentro de poucos dias voces serão batizados com o Espirito Santo". O batismo de fogo ainda é futuro para israel.
  4. o fogo do juizo cairá sobre os inimigos do Senhor Jesus na sua segunad vinda á terra (2-tessalonicenses 1:8isaias 10:16-17, e isaias 64:15-16). 
  5. O fogo destruirá aqueles que forem incitados á rebelião por Satanás depois do milenio.
  6. Lemos a respeito do fogo do juizo etreno.Ainda há algumas outras coisas simbolizadas pelo fogo. "A palavra de Deus é como um fogo" conforme no diz três vezes Jeremias (jeremias 5:14jeremias 20:9jeremias 23:29). depois, há o "Fogo refinador" (malaquias 3:21-pedro1:7), por meio do qual Deus pode separar a escórias da prata e produzir um vaso precioso . Finalmente há o fogo que testará as obras dos crentes diante do tribunal de Cristo , quando tudo será provado pelo fogo , e será preservado somente aquilo que resistir ao fogo .