sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O DEUS QUE FAZ VIRAR BICHO!



NABUCODONOSOR (Daniel 1.1 e 2; Daniel capítulos 2 e 4).

 Durante o ministério de Jeremias, o homem mais popular e conhecido do mundo era o rei da Babilônia, Nabucodonosor. Derrubava reis e os elevava ao poder em qualquer nação que desejasse. Deus deu-lhe esse poder, para ser usado como um castigo contra Judá. Assíria já havia escravizado Israel e, em 607 a.C., foi contra Judá e arrebatou todos que desejou dentre o povo. Dentre esses, estavam Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego. Esses homens (cativos judeus) foram usados para mudar a vida desse homem, Nabucodonosor.
Aproximadamente um ano depois de Daniel ter sido capturado, tão logo sua sabedoria foi reconhecida pelos líderes da Babilônia, Deus deu uma visão a Nabucodonosor durante um sonho. Viu uma grande imagem com uma cabeça de ouro; seu peito e seus braços eram de prata; seu abdome e suas coxas eram de latão; suas pernas eram de ferro e seus pés eram parte de ferro e parte de barro de lodo. Nabucodonosor não apenas ficou confundido a respeito do significado da visão, como também esqueceu como era o sonho. Nenhum dos seus homens sábios e seus adivinhadores podia ajudar, mas Deus revelou a Daniel de que se tratava o sonho. O significado do sonho era muito importante por tratar das autoridades dos Gentios e das profecias de autoridades que estão governando nosso destino ainda hoje. Nabucodonosor ficou extremamente satisfeito com Daniel por ter revelado e interpretado seu sonho. Talvez parte desse agradecimento se devesse ao fato de o sonho retratar Nabucodonosor como sendo um rei muito grandioso, a cabeça de ouro. Nabucodonosor ficou muito orgulhoso de si mesmo, então Deus o fez perder sua juizo por sete anos, as unhas de suas mãos e pés cresceram como garras, seu corpo ficou coberto com cabelo, como plumas de águia, e comeu capim.
Passados sete anos, Deus restituiu sua mente, sua aparência física e revelou a razão da humilhação. Depois disso, Nabucodonosor acreditou em Deus e O glorificou. (Daniel 4.37).

UM POUCO SOBRE : O PROFETA (messianico) ISAIAS








ISAÍAS (Isaías 6;Isaías 53).


 Por volta de 758 a.C., pouco antes do reino de Ezequias, Deus chamou um de seus maiores profetas de todo tempo, Isaías. Foi chamado em um momento de grande desordem, quando Israel estava caminhando para a escravidão devido a seu pecado e Judá teria o mesmo destino em breve. Sua sentença havia sido temporariamente adiada graças à liderança de alguns homens como Ezequias e pela graça de Deus.
As profecias de Isaías cobrem, talvez, a mais vasta variedade de assuntos de qualquer profeta maior. Revela o nascimento virginal de Jesus (Isaías 7:14), a crucificação de Cristo (Isaías 53); profetiza a cegueira e a escravidão de Israel; fala da desolação da terra prometida a que Deus os conduziu e da destruição de Jerusalém. Fala do retorno do povo da escravidão, dos julgamentos posteriores de Deus sobre aqueles que rejeitaram Cristo e das centenas de anos de desolação que os seguiriam. Fala sobre o retorno de Cristo no restauração final e sobre o milênio do reino de Cristo, quando a paz cobre a terra (Isaías 11).
Isaías não foi escolhido e chamado por Deus porque era bom ou forte, mas, ao contrário, porque era fraco e indigno (Isaías 6:6-8). Não apenas isso, mas não deveria ser amado e respeitado por seus companheiros israelitas. É verdade que o rei Ezequias o amava e buscava seu conselho, mas muitos homens odiavam-no porque profetizava contra os seus reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Quando pense nesse profeta, nunca se deve pensar em um pregador feliz, bem quisto e popular, mas em um homem que era preocupado por seu povo, dedicado a seu Deus e odiado por sua posição e pregação. Entretanto, considere a perda que haveria nas escrituras, tanto no Novo quanto no Velho Testamento, sem as contribuições de Isaías.
Todo estudioso da Bíblia deve ler cuidadosamente e com freqüência o livro de Isaías. Certamente, nenhum livro do Velho Testamento contrasta tão perfeitamente o terrível julgamento de Deus sobre o pecado e a esperança perfeita que temos em Cristo Jesus.

-->

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UM POUCO SOBRE "JEREMIAS"



Jeremias - (Deus é elevado)


 Profeta, nasceu em Anatote, atual Anata, norte de Jerusalém, Filho de Hilquias, separado por Deus para seu ministério profético ainda antes de nascer, da mesma forma que o Apósto Paulo.

 Jeremias viveu uns cem anos depois de Isaías. Isaías salvara Jerusalém da Assíria, Jeremias tentou salvá-la da Babilônia, mas não conseguiu. Jeremias começou seu ministério com cerca de 20 anos de idade, em aproximadamente 627a.C. no reinado do Rei Josias, recebeu de Deus uma responsabilidade de proclamar uma severa mensagem de julgamento, onde sofreu uma cruel e opressora da oposição, ao ponto de desejar por várias vezes abandonar o seu chamado, mas permaneceu até o fim. Jerusalém foi parcialmente destruída em 605a.C; outra vez devastada em 597a.C. finalmente incendiada e assolada em 587a.C. Jeremias assistiu as agruras desses terríveis quarenta anos, o fim da monarquia, a agonia da morte da nação; último mensageiro de Deus à Cidade Santa, que se apegara desesperada e fanaticamente aos ídolos; bradava incessantemente que se arrependessem, Deus os salvaria da Babilônia. De modo que, assim como a Assíria servira de cena de fundo para o ministério de Isaías, assim também a Babilônia serviu ao ministério de Jeremias. Em todas as suas queixas, contínuas e amargas, contra a impiedade de Judá, as seguintes idéias sempre aparecem:

Judá vai ser destruído pela vitoriosa Babilônia Se Judá deixar sua impiedade, de modo algum Deus o Livrará de ser destruído às mãos da Babilônia. Mais adiante, quando já não parece haver mais nenhuma esperança de Judá arrepender-se, Jeremias trouxe a mensagem de última oportunidade: se, apenas como expediente político, ele se submeter à Babilônia, será poupado Judá, destruído, será restabelecido e ainda dominará o mundo. Babilônia destruidora de Judá, será ela mesma destruída, para nunca mais se reerguer.

Por muito adverter ao seu povo para se render a Babilônia, seus inimigos o consideraram um traidor a ponto de Nabucodonosor o recompensar por essa advertência lhe oferecendo uma honraria qualquer que quisesse aceitar, até mesmo uma dignidade na corte babilônica, todavia Jeremias bradava, alto e contínuo, que o rei da Babilônia estava cometendo um crime hediondona destruição do povo do Senhor, e por essa causa, no devido tempo, esse pais seria assolado e para sempre, ver caps. 50, 51. Manassés, Amom, Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias foram os reis de Judá contemporâneos a Jeremias Morreu provavelmente no Egito.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

OS NOMES DE DEUS



 OS NOMES DE DEUS


                     
                     

                        

‘El Shaddai: “Deus todo poderoso” "El Shaddai": Deus todo poderoso e protector." QUE NOS TOMA EM SEUS BRAÇOS E NOS PROTEGE" (FIGURA DE UMA GALINHA CHOCANDO SEUS PINTAINHOS, MÃE QUE AMAMENTA E NUTRE SEU FILHO)
‘El Elyon: “Deus Altíssimo"
‘El Olam: “O Deus Eterno”
‘El Elohe Yisráel: “Deus, o Deus de Israel”
Yawehw-Ropheka: “O Senhor teu médico”
Yaweh- Nissi: “O Senhor minha bandeira”
Yaweh- Shalon: “O Senhor é minha paz”
Yaweh Rafá: "O Senhor que Sara (ou cura)"
Yaweh- Ròi: “O Senhor é o meu pastor”
Yaweh- Tsidkenu: “O Senhor justiça nossa”
Yaweh- Shammah: “O Senhor está ali”
Yaweh- Sabaoth: “O Senhor dos exércitos”
Qedosh Yiráel: “O Santo de Israel”
Tsur: “Rocha”
Abba: “Pai” ou “O Pai”
Melek: “Rei”
Gòel: “Redentor”
Rishoh Wa-Acharon: “O 1º e o último”
Elohe Emeth: “O Verdadeiro”
EL = DEUS
Os atributos de DEUS revelam alguns aspectos d'ELE que não são vistos em nenhum outro ser:
  1. SOBERANIA: DEUS É SUPREMO, CHEFE, DONO.
  2. ETERNIDADE: SEM PRINCÍPIO E SEM FIM. SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRÁ.
  3. OMNISCIÊNCIA: SABE DE TUDO, TODAS AS COISAS; SABE QUANTOS FIOS DE CABELO TEM EM NOSSA CABEÇA, SABE O QUE PRECISAMOS ANTES DE PEDIRMOS.
  4. OMNIPRESENÇA: ESTÁ EM TODA PARTE AO MESMO TEMPO, NINGUÉM SE ESCONDE DE DEUS; SABE O NOSSO DEITAR E LEVANTAR.
  5. OMNIPOTÊNCIA: PODE TUDO, É AUTO-SUFICIENTE, CRIA O QUE QUER E DESTRÓI O QUE QUER; ELE MESMO FAZ A FERIDA E ELE MESMO A SARA.
  6. IMUTÁVEL: O MUNDO VAI SER DESTRUÍDO, MAS A PALAVRA DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE; DEUS SEMPRE FOI ESSE MESMO DEUS, ELE NUNCA MUDARÁ; O QUE DEUS PENSAVA HÁ 5.000 ANOS, ELE PENSA HOJE DO MESMO JEITO E VAI CONTINUAR PENSANDO PELA ETERNIDADE, POR ISSO A BÍBLIA É SEMPRE ACTUAL.
No relacionamento de DEUS connosco também conhecemos mais d`ELE:
  1. RECTIDÃO: DEUS NUNCA ERRA.
  2. JUSTIÇA: DEUS JAMAIS É DESONESTO.
  3. AMOR: DEUS AMA COM AMOR DESINTERESSADO, PURO.
Existem pelo menos três tipos de amor:
  • 3.1-Amor phileo = de pai para filhos, de amigos.
  • 3.2-Amor eros = entre um casal (pela bíblia o sexo só é permitido após o casamento.)
  • 3.3-Amor ágape = amor de Deus. veja 1 Coríntios 13
4. VERDADE: DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE MINTA. TUDO QUE DEUS FALA É VERDADE.
OS JUDEUS NÃO PRONUNCIAM O IMPRONUNCIÁVEL NOME DE DEUS, POIS POR MAIS QUE COLOQUEMOS ADJECTIVOS AO NOME DE DEUS, NUNCA CONSEGUIREMOS CHEGAR À TOTALIDADE DE BONDADE, AMOR, MISERICÓRDIA, PODER, ETC..., DE DEUS. SÓ O VOCÁBULO "EL" JÁ QUER DIZER "O TODO PODEROSO".
7 nomes de Deus
Deus se revela através de sete nomes redentores, demonstrando assim Sua natureza Séptupla (sete é o número perfeito e completo nas Sagradas Escrituras) que transmite à nossa vida Suas bênçãos séptuplas quando nós O recebemos.
Os Sete nomes redentores de Jeová são:
  1. JEOVÁ-TSIDKENU – “O Senhor é a nossa Justiça” (Jr:23:6) - este nome Jeová aparece em uma profecia referente a futura restauração e conversão de Israel, então Israel O clamará como Jeová-TsidKenu o Senhor Nossa Justiça.
  2. JEOVÁ-SHALOM – “O Senhor nossa paz” ou “O Senhor envia paz” (Jz:6:23 e 24). Quase todo o Ministério de Jeová encontra expressão e ilustração neste capítulo. Jeová odeia e julga o pecado.
  3. JEOVÁ-RAAH – “Deus é nosso Guia” ou Pastor (Sl):23:1 - O Senhor é meu pastor e nada me faltará.
  4. JEOVÁ-RAFÁ – “Deus é nosso médico ou aquele que cura” (Êxodo:15:26). O Contexto mostra que se refere à cura física, mas está implícita a cura mais profunda da enfermidade da alma.
  5. JEOVÁ-JIRÉ – “Deus é nosso provedor” ou fonte (Gn:22:14) - O Senhor proverá, isto é, proverá para si o holocausto ou o sacrifício, Abraão viu o dia do Senhor.
  6. JEOVÁ-SHAMÁ – “Deus está sempre presente” (Ez:48:35) - O Senhor está sempre presente, este nome significa a presença permanente do Senhor Jeová no meio do Seu povo.
  7. JEOVÁ-NISSI – “Deus é nossa vitória” (Êx:17:15) - O Senhor é a nossa bandeira; o nome é interpretado pelo contexto. De maneira um pouco familiar, depois da derrota dos amalequitas, Moisés ergueu um altar e o denominou de Yhweh Nissi o senhor é a minha bandeira. Esses, entretanto não são nomes de Deus; mas, apenas, comemoram certos acontecimentos .





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

EXPRESSÕES BIBLICAS


CONHEÇA AQUI O SIGNIFICADO DE CADA EXPRESSÃO BÍBLICA




Algumas palavras na Bíblia são símbolos e não devem ser usadas no sentido literal. Elas têm um significado espiritual que pode mudar totalmente o nosso entendimento da Bíblia. Vejamos alguns exemplos:

1.     Abelha: Símbolo dos reis da Assíria (Is 7:18);

2.     Adultério: Infidelidade para com Deus (Jr 3:8-9);Os2:2 O Senhor Deus disse ao povo:- Acusem a sua mãe, façam denúncia contra ela, pois ela não é mais a minha esposa, e eu não sou mais o seu marido. Peçam que ela pare de cometer adultério e que mande embora os seus amantes. 3Se ela não fizer isso, eu tirarei toda a sua roupa e a deixarei nua como no dia em que nasceu. Eu farei com que ela fique como um deserto, como uma terra seca, e ela morrerá de sede. 4E não terei pena dos seus filhos, pois são filhos de uma prostituta.

3.     Água: Espírito Santo e também Jesus; Gn 1:1 No começo Deus criou os céus e a terra. 2A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.

4.     Águia: Poder, vista permanente, autoridade, condição de alcançar algo grande (Dt 32:11-12 e Is 40:31);

5.     Alfarroba: Juízo do mal;

6.     Âncora: Esperança (Hb 6:19);

7.     Arca: Cristo (I Pd 3:20 e Hb 11:7);Gn 6:14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. 15Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta

8.     Árvores (madeira): As altas significam o símbolo de governantes (Ez 31:5-9), as baixas significam o símbolo do povo comum. Também podem significar o homem (Sl1);

9.     Azeite: Unção (I Sm 10:1 e I Rs 19:15-16);

10. Azul: Céu (Et 8:15);

11. Babilônia: Símbolo de um poder idólatra. Muitos dizem ser a igreja católica (Ap 18:10);

12. Besta: Símbolo de um poder tirano (Dn 7:3 e 17);

13. Bosque: Cidade ou reino (Is 32:19); Dt 7:5 Porém assim lhes fareis: derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas, cortareis os seus bosques e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.

14. Braço: Força e poder (Sl 98:1); Ex 6:6 Portanto, dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes.

15. Cabras (bodes): Símbolo dos maus (Mt 25:32-33);

16. Carro: Símbolo do governo ou proteção (II Rs 2:12); Sl 20:6 Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu com a força salvadora da sua destra. 7Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. 8Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

17. Cavalo: Equipamento de guerra e de conquista (Zc 10:3). Significa também rapidez (Jl 2:4);

18. Cedro: Força (Sl 104:16); Sl 92:12. O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 13. Os que estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. 14Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, 15para anunciarem que o Senhor é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

19. Chave: Autoridade (Is 22:22);Ap 3:7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: Ap 9:1 E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar

20. Chuva: Influência divina (Tg 5:7); Is 30:23 Então, te dará chuva sobre a semente com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia; naquele dia, o teu gado pastará em lugares largos de pasto. 24E os bois e os jumentinhos que lavram a terra comerão grão puro, que for padejado com a pá e cirandado com a ciranda. 25E haverá, em todo monte alto e em todo outeiro elevado, ribeiros e correntes de águas, no dia da grande matança, quando caírem as torres. 26E será a luz da lua como a luz do sol, e a luz do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor ligar a quebradura do seu povo e curar a chaga da sua ferida.

21. Cinzas: Tristeza, arrependimento (Jó 42:6);

22. Cobre (metal ou bronze): Endurecimento (Is 48:4); Ap 1:12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro 13e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. 14A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; 15os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. 16Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

23. Chifres: Poder (Dt 33:17 e I Rs 22:11); A unção de Davi

24. Crocodilo ou dragão: Egito. Em geral todo o inimigo do cristão (Is 27:1 e 51:9);

25. Egito: Mundo;

26. Ferro: Severidade (Ap 2:27);

27. Fogo: Poder de Deus, purificação (Ml 3:2); Sl 83:13 Deus meu, faze-os como folhas impelidas por um remoinho,.como a palha ao léu do vento. Como o fogo devora um bosque e a chama abrasa os montes,
Sl 66:12 fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça;
passamos pelo fogo e pela água;
porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso
.
28. Fruto: Manifestações das atividades da vida (Mt 7:16);

29. Harpa: Louvor (Sl 49:4);

30. Hissopo: Purificação (Sl 51:7); Ex 12:22Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. 23Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir
Lv 14:4 então, o sacerdote ordenará que se tomem, para aquele que se houver de purificar, duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo.

31. Incenso: Oração (Ap 8:4);

32. Leão: Poder energético e dominador (Ap 5:5);

33. Luz: Símbolo de Deus e de Jesus, de sua Palavra e de seus discípulos;

34. Lepra: Pecado asqueroso (Is 1:6); Mt 8:1 Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. 2E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. 3E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.

35. Lírio: Formosura, pureza;

36. Maná: Alimento espiritual e imortal (Ap 2:17);

37. Mãos: Símbolo das atividades e obras realizadas por nós (I Tm 2:8). A direita significa posição de honra e autoridade;

38. Montanha: Símbolo de grandeza e estabilidade. Lugar de encontrar a Deus;

39. Morte: Separação de Deus, pessoa sem vida espiritual e eterna;

40. Ouro: Realeza e poder (Gn 41:42);

41. Pão: Cristo, meio de subsistência espiritual (Jo 6:35); Jo 6:48 Eu sou o pão da vida. 49Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

42. Pomba: Presença do Espírito Santo (Mt 3:16);

43. Porco: Impureza e gula (Mt 7:6); Mc 5

44. Raposas: Engano, astúcia, o inimigo (Lc 13:32);

45. Rãs: Inimigos imundos (Ap 16:13);

46. Rocha: Fortaleça. Abrigo, refúgio;

47. Sal: Conservação, incorrupção, permanência;

48. Trombeta: sinal precursor de acontecimentos importantes (Ap 6:6). Instrumento usado como o inimigo;

49. Urso: Inimigo feroz (Is 11:7);

50. Vento: Espírito Santo;

51. Vinho novo: Alegria.




O FOGO NA BIBLIA



O fogo tem muitas aplicações. Representa a presença de Deus , como no monte Horebe, na sarça em chamas e na autorga da lei , bem como na colçuna de fogo que guiava  israel atraves do deserto. Quando o fogo caia sobre um sacrificio , denotava a aceitação. foi talves mediante o fogo que Deus deu testemunho sobre a oferta de Abel. o fogo caiu no altar do holocausto em levitico 9:24

" Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces."

E tambem sobre as ofertas de Gideão , de Davi , de Salomão e de Elias. O fogo consumia o que se depositava no altar do holocausto , bem como o fogo que era levado deste para o altar de ouro , não falava de juizo , mais favor, pois os sacrificios de ambos subiam diante de Deus como aroma agradavel .
A ideia de julgamento esta no fogo que consumia a oferta pelo pecado fora do acampamento. As palavras empregadas para "queimar" são diferentes, pois enquanto a que se refere ao altar do holocausto significa queimar como incenso, a outra denota consumir com ira (levitico 4:19-21)


  1. aqui , portanto temos fogo do juizo no cordeiro substituto , como tambem provavelmente no cordeiro pascal que era assado no fogo.
  2. O fogo caiu em juizo sobre os impios em sodoma e gomorra; no egito em exodo 9:23-24 ;em Nadabe e Abiú ; no acampamento de Israel , em numeros1; na rebelião de Corá ;e nos mensageiros de Acazias a Elias . A diferença entre estes dois tipos de fogo é demonstrada em   levitico 9:24 e levitico 10:2 . Nos dois casos , lemos que "saiu fogo da presençado Senhor". contudo , no primeiro era sinal de favor e de aceitação do holocausto , no segundo , a visitação terrivel de julgamento .
  3. Israel tera de passar pelo fogo do juizo (zacarias13:6-9isaias 4:4mateus 3:11-12). lemos na ultima passagem : "Ele os batizara com o Espirito e com fogo. ele traz a pá em sua mão e limpara a eira, juntando seu trigo no celeiro ,mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".O Batismo com fogo no versiculo 11 provavelmente se  explique no v 12 . Ele limpará sua eira com o vento e queimará a palha com fogo . Batizar com o Espirito Santo e Batizar com fogo não pode significar uma  unica e mesma coisa . inicio de atos 1 , não inclui fogo . "dentro de poucos dias voces serão batizados com o Espirito Santo". O batismo de fogo ainda é futuro para israel.
  4. o fogo do juizo cairá sobre os inimigos do Senhor Jesus na sua segunad vinda á terra (2-tessalonicenses 1:8isaias 10:16-17, e isaias 64:15-16). 
  5. O fogo destruirá aqueles que forem incitados á rebelião por Satanás depois do milenio.
  6. Lemos a respeito do fogo do juizo etreno.Ainda há algumas outras coisas simbolizadas pelo fogo. "A palavra de Deus é como um fogo" conforme no diz três vezes Jeremias (jeremias 5:14jeremias 20:9jeremias 23:29). depois, há o "Fogo refinador" (malaquias 3:21-pedro1:7), por meio do qual Deus pode separar a escórias da prata e produzir um vaso precioso . Finalmente há o fogo que testará as obras dos crentes diante do tribunal de Cristo , quando tudo será provado pelo fogo , e será preservado somente aquilo que resistir ao fogo .


O SANGUE DE JESUS TEM PODER!



 Em mais uma noite de lutas no UFC  , o publico foi ao delirio com a luta mais sangrenta da noite.

Dois homens travaram um combate sangrento onde muito sangue foi derramado pela defesa de um "titulo" , quem é o melhor, quem é  imbativel, quem é o mais forte!


"ai daqueles que edificam a cidade com sangue...

Habacuque 2:12


Observando tudo isso penso no sangue de Jesus!  

O sangue desses lutadores só trazem beneficios para eles , traz fama, estatus , dinheiro, coloca eles numa posição  de destaque na frente de cameras e flashs!

Mais o sangue de jesus traz salvação para todos!!!

é pelo sangue Jesus que estamos aqui!
é pelo sangue de Jesus temos salvação!
é pelo sangue de Jesus que temos paz com Deus!
é pelo sangue de Jesus que somos curados!
é pelo sangue de Jesus que somos aceitos!
é pelo sangue de Jesus que demonios caem!
é pelo sangue de Jesus que o inferno treme!
é pelo sangue de Jesus que os cegos veem!
é pelo sangue de Jesus que os paraliticos andam!
é pelo sangue de Jesus que os surdos ouvem!
é pelo sangue de Jesus que o viciado,a prostituta o miseravel o excluido é tranformado em homene e mulher de Deus para honra e gloria do senhor Jesus!

"porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados"

Mateus 26:28



Não precisamos nos degladiar para alcançarmos algo grande para nossas vidas pois os maiores tesouros ja estão reservados la na gloria!!!

Não precisamos derramar sangue de ninguem para sermos vencedores , pois a maior vitoria é esta:


vencer o mundo e o pecado!!!


"porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitoria que vence o mundo: nossa fé"

1 JO 5:4



vencer pelo sangue de Jesus!!!!!


"E eles venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as sua s vidas até a morte"

APOCALIPSE 12:11



                  o sangue de Jesus tem poder!



+ DE "1000 VISITAS!"


OBRIGADO JESUS POR ESSA VITORIA!!!
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS QUE TEM FEITO ESTA TRABALHO SER TÃO GRATIFICANTE .


UM POUCO SOBRE OS TREIS AMIGOS DE DANIEL


                               SADRAQUE, MESAQUE E ABEDNEGO


 (Daniel 1.6 e 7; Daniel 31-30). Pelo fato de perseverar em o que é justo e como resultado da interpretação de Daniel para o sonho de Nabucodonosor, Sadraque, Mesaque e Abednego (três dos conterrâneos hebreus de Daniel) foram elevados, com Daniel, sobre os assuntos da Babilônia (Daniel 2.46-49).


Lembre-se que foi dito a Nabucodonosor que ele era a "cabeça de ouro", o grande rei. Por essa razão, elevou-se com orgulho e fez uma imagem de ouro; instalou-a na planície de Dura e decretou que, no final da música, todos deveriam ajoelhar-se e adorar a imagem. A pena para a recusa era ser lançado em uma fornalha, para queimar até a morte.


Nessa ocasião, Sadraque, Mesaque e Abednego sabiam que desagrada a Deus aquele que venera qualquer imagem ou estátua, então recusaram. O rei os advertiu e deu-lhes outra chance, mesmo assim recusaram novamente. Simplesmente disseram: "arremesse-nos se quiser; Deus pode nos libertar se Ele quiser, mas se Ele escolher deixar-nos morrer, ainda o obedeceremos, e não adoraremos uma imagem".


Nabucodonosor ficou furioso e teve a fornalha aquecida sete vezes mais do que jamais se soube. Amarrou esses três homens e os arremessou à fornalha. O fogo estava tão quente que os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abednego foram dominados e morreram por causa do calor.


Derepente, Nabucodonosor, observando a fornalha, em vez de ver três homens sendo incinerados, viu quatro andando na fornalha e reconheceu o quarto como sendo igual ao Filho de Deus. Chamou os discípulos hebreus para fora da chama, para logo perceber que a única coisa deles que estava queimado eram as cordas com as quais foram amarrados. Não cheiravam nem de fumaça. O rei então proibiu qualquer pessoa de falar contra o Deus deles e os elevou a posições ainda maiores.

Vale a pena ser verdadeiro ao Senhor.

domingo, 18 de novembro de 2012

UM POUCO SOBRE "ELISEU"


ELISEU = (Deus é Salvador)


 Eliseu começou seu ministério no reinado de Jorão, provavelmente cerca de 850a.C. continuando através dos reinados de Jeú e Jeoacaz, e morrendo no reinado de Joás, pouco depois de 800a.C. 

Eliseu começou seu ministério com milagres.

 O azeite da viúva é aumentado, o filho da sunamita é ressuscitado, o saneamento do caldo de ervas venenosas, Os pães multiplicados, a lepra de Naamã curada, o ferro do machado é levado a flutuar, Samaria é liberta pelos carros invisíveis de Eliseu, Os Sírios são afugentados pelos carros e cavalos de Deus. 

Quase tudo quanto se registra de Eliseu são milagres. 

Como os milagres de Jesus, a maioria de Eliseu foram obras de bondade e misericórdia. 

Jesus tomou a cura de Naamã por Eliseu como uma predição de que ele próprio seria enviado à outras nações.

 Eliseu foi discípulo, assistente e sucessor de Elias como profeta fiel de Deus em Israel.

 Ele trabalhou como profeta por 55 anos durante os reinados de Jorão, Jeú, Jeoacaz e Joás. Quatorze milagres foram feitos através de Eliseu, mais notadamente a cura da lepra do comandante Naamã. 

1Reis 19.16; 19-21; 

2Reis capítulos 2-9; 13.14-20.

TV Globinho e os Evangélicos


http://olharcristao.blogspot.com.br/2012/11/tv-globinho-e-os-evangelicos.html


TV Globinho e os Evangélicos

.

João Cruzue

Foi uma boa surpresa. Eu tinha acabado de tomar café com minha esposa, hoje pela manhã, quando voltei à sala, depois de ter visto parte do programa do Pr. Josué Gonçalves na Rede TV.  Estava passando um desenho animado sobre a vida de Moisés. Cheguei bem na parte em que a voz de El Shadai, vindo de uma sarça ardente, ordenava que Moisés tirasse as sandálias dos pés.

E Deus começava a convencer Moisés a voltar ao Egito para libertar o povo de Israel. Inclusive, no desenho, Deus fazia Moisés ouvir os estalos dos chicotes e os gritos de dor dos açoitados. Imaginei que estivesse vendo um "desenhinho" na Rede do Bispo Macedo; talvez, no SBT...

Quando parei, e olhei o logotipo da rede naquele cantinho inferior direito, veio a surpresa: era o logo da Rede Globo. Então eu comecei a pensar algumas coisas.

Decididamente a direção das organizações Globo resolveu "agradar" os evangélicos. Ou, sendo mais pragmático, não continuar desprezando os crentes. Os motivos devem com certeza começar pelo aspecto financeiro, uma vez que a maioria dos Irmãos ascendeu ou pertence à classe média.

Minhas estimativas (conservadoras) dizem que os evangélicos serão 25% da população  brasileira até 2015. Sendo a maioria da classe média, em termos de poder aquisitivo devem representar uma grande fatia do mercado consumidor para os produtos populares que financiam as novelas brasileiras.

A Globo não se tornou evangélica,  apenas mudou sua política estratégica em relação aos crentes por causa do que está em seus bolsos.  O aumento do faturamento da Rede depende dos evangélicos. 

Por exemplo: quando uma empresa de cosméticos adquire a cota principal de custeio de uma novela, (L'Oreal) advinha quem vai ao supermercado e compra aquele shampoo, creme ou sabonete insistentemente divulgado nas vinhetas dos intervalos comerciais? São os "consumidores" de novelas - cada vez mais no gosto dos crentes. Eles são potenciais consumidores de produtos populares, produtos de massa. Marcas de celulares, cosméticos, Bancos de varejo, remédios para dores de cabeça... Muito provavelmente, estas marcas populares estejam penetrando com mais facilidade agora nos lares evangélicos, pela porta das novelas.

O fascínio repentino da Globo pela cultura (música)  e eventos (divulgação de marchas e cruzadas) evangélicos não outra coisa senão uma forma de atrair o bolso dos consumidores crentes. Antes, uma meia dúzia de gatos pingados, hoje 43 milhões e um terço da população brasileira em 2020.  Parafraseando o slogam da campanha de Bill Cliton na campanha à Casa Branca contra George Bush (pai) nas eleições de 1992: É o mercado, estupido!

Outra razão para a aproximação da família Marinho com os evangélicos é sua concorrência com a Rede Record. Se o Bispo Macedo optou por fazer benchmarking com as novelas da Globo, a família Marinho decidiu contratacar na área religiosa do Bispo. Daí, veio o desenho animado do Êxodus que vi  parte, hoje sábado 17.11.2012, pela manhã. Concorrência comercial.  Tenho certeza que em tempo não muito distante, veremos um programa evangélico mensal na Rede Globo. É mais que sabido, hoje, que em matéria de música a cultura evangélica (principalmente assembleana) é um verdadeiro manancial de talentos.  Os melhores calouros do programa do Raul Gil são, principalmente, evangélicos.

Para fazer concorrência à RECORD, por outro lado, o público alvo precisa ter um potencial de renda substancial. E a Globo descobriu recentemente que os evangélicos têm. E este potencial cresceu a uma taxa média real de 4,91% ao ano nos últimos 10 anos... Só para se ter uma ideia,  a taxa média de crescimento da população brasileira no mesmo período foi de apenas 1,18%.

Mapa Evangelicos
Os dados das populações do Brasil e Evangélicos são do IBGE
Minhas perspectivas mostram o seguinte quadro para 2020: A taxa de crescimento da população brasileira entre 1991 e 2000 foi de 15,63%. Caiu no Censo 2010 para 12,47%. Considerando a possibilidade de que esta queda vá se manter,  em 2020 a população brasileira terá crescido 10,0% e seremos 210 milhões de habitantes. Dados extraídos dos Censos do IBGE do quadro acima.

Os evangélicos, por outro lado, cresceram 98,53% no período 1991-2000, sendo 26,1 milhões de crentes. No período seguinte cresceram menos, voltando às taxas de crescimento habituais. Cresceram 61,45 em 10 anos e no Censo IBGE 2010 eram 42,3 milhões. Minhas perspectivas apontam para uma população de 68 milhões de evangélicos em 2020, com a manutenção da mesma taxa de crescimento anual de 4,91%.  

Portanto, em 2020, a razão ESTIMADA entre a população evangélica de 68 milhões e a população brasileira de 210 milhões estará em torno de 32,38%, ou seja, quase um terço da população brasileira será evangélica.

E considerando que um terço do mercado consumidor brasileiro será constituído de evangélicos até 2020, não restou outra alternativa às Organizações Globo senão mudar sua antiga  política de DESPREZO e PRECONCEITO para  RESPEITO e "INTERESSE" pela cultura dos crentes. Isto nada tem a ver, sejamos francos, com os belos hinos de Ana Paula Valadão, mas com mercado e aumento nos lucros.

O JUÍZO FINAL




                               O QUE É O JUÍZO FINAL



1. O Juízo Final. A cena do Juízo Final que aparece na Bíblia é esta que fala em justiça soberana e santa. A idéia do Juízo e retratada através do Rei sobre o seu trono medindo a justiça de todos que estão a sua frente. Os termos usados para descrever o Trono “Grande e Branco” salienta a Soberania e Santidade. A última rebelião é [imediatamente] seguida pelo Julgamento do Grande Trono Branco, sobre os não salvos. Esta é a segunda ressurreição e a segunda morte. A primeira ressurreição [mesmo em etapas] foi aquela dos salvos, enquanto que a segunda é a dos que não foram salvos. A primeira morte é a separação entre o espírito e o corpo, enquanto que a segunda é a separação eterna de Deus, no Lago de Fogo. Clique aqui para ler o texto completo »


2. As bases do Juízo Final. “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras” (Ap 20.12-13). Será um julgamento de obras, e isso significa que todos os que serão julgados ante este Grande Trono Branco serão condenados, pois todos são pecadores (Rm 3.9-18), e “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam” (Is 64.6). Salvação, por outro lado, não é pelas obras, mas é pela graça de Cristo, que morreu em nosso lugar; “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2.8-9). A obra (singular) do crente será julgada no Tribunal de Cristo: “A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.” (1Co 3.13,14), referindo-se a um exame do seu serviço prestado a Cristo, para que o crente receba recompensas ou as perca. Mas os descrentes darão conta de suas “obras” (plural), referindo-se a seus pensamentos e ações serem julgados pela santa lei de Deus. As “boas obras” de um homem não podem salvá-lo, pois elas não podem comprar o perdão de sem sequer um dos seus pecados. Além disso, como vimos, até mesmo a retidão do homem ou as suas boas obras são como trapo de imundície, diante um Deus triplamente santo: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Is 64.6).


3. A ocasião do Juízo Final. “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Ap 20.12).
O julgamento que o Altíssimo conduzirá no final dos tempos consoante às obras dos homens chama-se Juízo Final.


II. O JULGAMENTO DA BESTA, DO FALSO PROFETA E DO DRAGÃO


1. O juízo sobre a Besta. Um anjo que estava no sol fez um convite para todas as aves que voavam pelo meio do céu a virem se fartarem das carnes dos poderosos, (Apocalipse 19:17 e 18) “E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus, para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes”. A besta, os reis da terra e seus exércitos avançaram contra ao que estava montado no cavalo branco e seu Exercito, (Apocalipse 19:19) “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército”. A besta e o falso profeta foram presos e lançados no lago de fogo, (Apocalipse 19:20 e 21) “E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes” 


2. O juízo sobre o Falso Profeta. Os dois aliados do dragão introduzidos no capítulo 13 - a besta (do mar) e o falso profeta (a besta da terra que induzia as pessoas a adorarem a besta) são tomados pelas forças do Cordeiro. Foi comum nas guerras tomar os reis ou comandantes como prisioneiros, ou para o cativeiro (cf. 2 Reis 25.5-7) ou para serem executados diante do povo vitorioso (cf. Juízes 8.12,21). O destino destes líderes dos ímpios: Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre: O “lago de fogo” é mencionado somente no Apocalipse (cf. 20.10,14,15). Destes versículos aprendemos que é o lugar do tormento perpétuo das duas bestas, do diabo e daqueles que não são achados no Livro da Vida. A morte e o inferno (hades), também, são lançados neste lago. Enxofre sempre representa castigo ou destruição que vem de Deus (cf. 9.17-18; 14.10; Salmo 11.5-7). A destruição, porém, não significa cessar de existir. O tormento deles continua “pelos séculos dos séculos” (20.10) 


3. O juízo sobre o Dragão.  Satanás será acorrentado durante estes mil anos dentro do abismo, conforme Apocalipse 20:1-3: “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo (poço sem fundo), e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente [dos primórdios], que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o [seguramente] por mil anos. E lançou-o no abismo (poço sem fundo), e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” O diabo, que habilitou a besta e o Falso Profeta, compartilha de seu destino. No primeiro estágio de seu julgamento, ele é amarrado por mil anos no abismo. Qualquer que seja a interpretação sobre o milênio, a verdade central da derrota de Satanás em estágios, continua a mesma. O objetivo da prisão do diabo é para que não engane as nações. Desde a época do primeiro advento de Jesus e do derramamento do Espírito Santo, não foi mais possível para Satanás manter o povo do mundo nas trevas sem disputa (Lc 2.29-32), uma vez que os discípulos proclamam o evangelho para “todas as nações” (Mt 28.18-20) [e]. A trindade profana estará reunida para passar a eternidade em tormentos. Em seguida, ocorrerá o julgamento diante do Grande Trono Branco, no qual os perdidos de todas as épocas - os espíritos não regenerados daqueles que morreram sem Cristo, incluindo aqueles que foram consumidos pelo fogo ao seguirem a Satanás no fim do Milênio - serão julgados de acordo com suas obras, conforme registradas nos “livros” (plural) (Ap 20.12).

O TRONO BRANCO



                    A INSTALAÇÃO DO TRONO BRANCO


Os últimos versículos do capítulo 20 descrevem uma cena de julgamento de destruição dos mortos. A santidade de Deus não aceita a impureza daqueles cujos nomes não foram achados no Livro da Vida. O trono branco aparece somente aqui, mas a idéia do julgamento divino aparece em diversos textos no Antigo e Novo Testamento.


1. O Trono Branco. É um trono que descreve a majestade e grande autoridade de Deus. Este é o trono do Rei dos reis e Senhor dos senhores, o trono onde cada sim é sim [absoluto e final] e cada não é não [absoluto e final], para além do qual não há mais possibilidade de recurso, de apelo [muito menos de segunda chance. Branco significa santidade e retidão. Trata-se do trono do santo [e final] julgamento de Deus contra todos os pecados. Não há um arco-íris como havia em Apocalipse 4. Não há nenhuma graça, nem misericórdia, não há nenhum pacto de esperança. Em contraste com os crentes, que vêem livre e corajosamente a um “trono da graça”, em razão do sangue de Cristo [sobre eles aplicado]: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno“; “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,” (Hb 4.16, 10.19), o descrente é arrastado até um aterrorizador, flamejante trono branco para receber julgamento sem nenhuma diminuição. “Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas” (Na 1.6 ). “Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso” (Dt 4.24); “Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono. Um fogo vai adiante dele, e abrasa os seus inimigos em redor“(Sl 97.2,3); “Porque o nosso Deus é um fogo consumidor” (Hb 12.29). (Ap 20.11: “E vi um grande trono branco…) É grande, o que significa a onipotência de Deus. O pecador, que invariavelmente pensa de si como importante e digno de graça, será plenamente consciente de sua insignificância e inutilidade de sua vaidade quando ele ficar diante deste grande trono.


2. Os Tronos dos Justos. O plural tronos é usado somente quatro vezes em Apocalipse (ver 4.4; 11.16), e aqueles sentados neles sempre são os vinte e quatro anciãos, a quem foi dado o poder de julgar como representantes da Igreja no céu e na terra (ver Dn 7.9,22,27; Mt 19.28; Lc 22.30; Hb 12.1,2). [f]. Essa foi a promessa do Cristo glorificado à igreja de Laodicéia: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono”. (Ap 3.21).


3. O Supremo Juiz. “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles” (Ap 20.11). O ocupante do trono este é Jesus Cristo, a quem o Pai deu todo o julgamento: “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo” (Jo 5.22). O homem disse, “Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.” (Lc 19.14 ) mas agora eles comparecerão perante Ele, contra Quem se rebelaram, e darão conta a Ele.


4. Os livros do Juízo Final. O livro da vida será aberto. Este é o livro que contém os nomes das pessoas de todos os séculos que estão eleitas em Cristo, de acordo com o pré-conhecimento de Deus “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo.”; “A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.” (Ap 13.8; 17.8). A própria existência deste livro irá relembrar todo pecador que um Salvador veio ao mundo para morrer pelos pecados do homem, e que a salvação foi oferecida a “todo e qualquer que a queira”. “O Livro da Vida será desenrolado ali, porque muitas pessoas naquela grande multidão têm tido como garantido que os seus nomes estão lá, meramente porque, por acaso, foram listadas no rol de membros de alguma igreja ou sociedade religiosa”. “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.23). O livro de obras será aberto. É mantido registro de todas as obras do homem, incluindo cada palavra inútil e cada coisa secreta: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.”; “Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.”; “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” (Mt 12.36; Lc 8.17; Rm 2.16). Salmos 50.16-21 descreve o tipo de coisas que serão vistas no Julgamento do Grande Trono Branco:”Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos“. O livro de Deus [a Bíblia] também vai estar lá. Em João 12.48 Jesus disse: “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia“. Assim, a Bíblia será aberta nessa ocasião como um testemunho para cada pecador. Na instauração do Juízo Final teremos os seguintes símbolos: o Trono Branco, os tronos dos justos, o Supremo Juiz e os livros do juízo.


IV. O JULGAMENTO DOS MORTOS


Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono: A tendência de muitos comentaristas é ver aqui a ressurreição no último dia e o julgamento final. A Bíblia claramente ensina que haverá uma ressurreição de todos e um julgamento “perante o tribunal de Cristo” (2Co 5.10; Jo 5.27-29). Os mortos, neste caso, seriam aqueles que se dedicavam à besta. Não há menção aqui de galardão para os fiéis, somente de condenação dos ímpios. Na “primeira ressurreição” (20.5), os adoradores do Cordeiro foram exaltados para reinar com ele. Aqui, podemos ver uma segunda ressurreição - dos adoradores da besta, os grandes e os pequenos (cf. 13.16), que serão condenados com ela.


1. A segunda ressurreição. “Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia”: Nenhum morto foi isento deste julgamento. Até os ímpios entregues à Morte e ao Inferno (6.7-8) são apresentados para o julgamento. Deus tem domínio, e ninguém consegue proteger os mortos do julgamento dele. “E foram julgados, um por um, segundo as suas obras”: Os servos da besta são julgados da mesma maneira que todos serão julgados no último dia (2 Coríntios 5:10). Deus é justo, e dará a cada um segundo as suas obras.


2. Os mortos da segunda ressurreição. No discurso feito logo após a cura do paralítico de Betesda, Jesus falou de duas ressurreições distintas. A primeira é a ressurreição figurada: “Eu lhes asseguro: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas passou da morte para a vida. Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão” (Jo 5.24-26). A segunda é a ressurreição literal: “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados” (Jo 5.28-29). Jesus explicou que a hora da primeira ressurreição “já chegou”, mas a hora da segunda “está chegando”. É o tempo que separa e diferencia uma ressurreição da outra. Em outras palavras, a primeira ressurreição está acontecendo e a segunda está para acontecer. [g]. Os mortos da segunda ressurreição são os fisicamente mortos. A ressurreição para a vida é chamada de Primeira Ressurreição. A ressurreição que é para a morte, é chamada de Segunda Ressurreição (”E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno” Daniel 12.2; “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação” João 5.28-29) 

3. A segunda morte. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo: A Morte e o Inferno são inimigos de Deus, mas são dominados, utilizados e vencidos pelo Senhor. Existem vários sentidos ou contextos em que Jesus vence a morte e o inferno (a palavra grega aqui é hades - região dos mortos). No passado, ele a venceu na sua ressurreição (Atos 2:24-31; Romanos 6:9; 2 Timóteo 1:10). No presente, os servos fiéis participam da vitória sobre a morte (Romanos 8:2,38-39; Hebreus 2:15; 1 João 3:14). No futuro, a morte é o último inimigo a ser vencido (1 Coríntios 15:26). Aqui, em relação à guerra do dragão e suas bestas contra os santos, a morte e o inferno são derrotados e lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo: O vencedor é isento desta morte (2:11; 20:6). Ele participa da vida que há em Cristo Jesus. O lago de fogo já foi representado como lugar de castigo perpétuo (20:10). Na verdade, os ímpios ressuscitarão para uma “segunda morte”, Ap 21.8. Essa “segunda morte” não significa aniquilamento, mas banimento da presença de Deus (2 Ts 1.9). Esse banimento implica que todos os ímpios serão lançados no Geena, chamado “Lago de Fogo” (Mt 25.41,46), que arde continuamente com fogo inapagável - o tormento eterno (Ap 14.10,11).No Juízo Final, os mortos, sejam grandes ou pequenos, estarão diante do Trono Branco.


V. O JULGAMENTO DA MORTE E DO INFERNO


O inferno e a morte (o lugar de separação), tendo sido esvaziados pela segunda ressurreição, serão lançados como lixo para dentro do lago de fogo, e assim eliminados completamente.


1. O juízo sobre a morte. Enfim, da morte nunca mais se dirá “Em Adão todos morrem” (1Co 15.22). A morte está sendo personificada aqui pois é a grande inimiga do homem, e está ligada ao inferno, ou Hades, o equivalente do grego para o hebraico Sheol - é o lugar para onde atualmente só descem as almas dos mortos ímpios, pois as dos justos sobem para estar com Cristo no céu (2Co 5.8).


2. O juízo sobre o inferno. A palavra “inferno” aparece na Bíblia por 30 vezes, sendo apenas 10 vezes em todo o Velho Testamento e 20 vezes no Novo Testamento, porém não foi registrada a mesma palavra para inferno em todas as passagens. Não houve na realidade falha do tradutor quando menciona inferno no lugar delas, pois cada uma das palavras originais tem um significado próprio e complexo na sua descrição. Em primeiro lugar não podemos associar a palavra “inferno” a todos os lugares citados, sem dúvida seria incorreto. Em algumas traduções mais equivocadas ainda está mencionado “sepultura” outras o “alem”, nesses casos não houve nenhuma fidelidade na tradução da palavra. Sequer foi deixado claro que o lugar é de tormento terrível quando a tradução está dessa forma.Embora não sejam pessoas, a morte e o inferno serão finalmente julgados. Eles simbolizam os dois grandes castigos perpetuados na humanidade.


CONCLUSÃO

A mensagem do Julgamento do Grande Trono Branco é que não existe qualquer possibilidade de salvação após a morte, e que o homem deve confiar em Cristo na presente vida, ou ser condenado eternamente. “Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2Co 6.2). São do próprio Senhor Jesus estas palavras: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM a vida eterna, e NÃO entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). A esperança da Igreja está baseada na ressurreição de Cristo. Sua morte e ressurreição são a garantia total de que Ele voltará. Sua vitória sobre a morte foi com glória, triunfo e poder. Esse assunto não é agradável nem fácil de ser compreendido. A justiça divina não deve ser pesada por nossos vãos pensamentos, devemos apenas cumprir a Palavra e submetermo-nos à sua autoridade. Nosso papel como atalaia é o de anunciarmos as Palavras do Senhor e alertarmos os ímpios de seus maus caminhos. Não é o desejo divino que alguém se perca, por isso mesmo Ele nos levantou por atalaias neste mundo! Eia!Vamos alcançar os perdidos e adverti-los acerca do futuro e do juízo de Deus. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo’ (Hb 10.31). N’Ele, que me garante: “Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” 

(Ef 2.8)   

" Cor mio tibi offero, Domine, prompte et sincere."

(ÁGUA coração eu ofereço-lhe, Senhor, pronta e sinceramente)