sábado, 25 de maio de 2013

A PRESENÇA DE DEUS NÃO SE LEVA DE QUALQUER MANEIRA





-->

                         Como Levar a Arca de Deus 


  • 1. COMO LEVAR A ARCA DE DEUS  1Cr 13:8-10

  • 2. “Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus com todas as suas forças, cantando e tocando harpas, alaúdes, tamboris, címbalos e trombetas. Quando chegaram a eira de Quidom, Uzá estendeu a mão para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o Senhor o feriu por ter estendido a mão à arca; e ele morreu ali perante Deus.”
  • 3. Era um dia de grande alegria para Israel. Mas, no auge da celebração, os bois que carregavam a arca em carro novo tropeçam. O dia que seria de alegria tornou-se em dia de grande tristeza e luto. O que aconteceu de errado?
  • 4. Busca a arca, era na verdade, buscar a presença de Deus, e isto é a coisa certa a se fazer. Mas, fizeram da maneira errada. "Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro" (1 Cr 13:7). (I Sm 6:7,8) “Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas que estejam criando, sobre as quais não tenha vindo o jugo, atai-as ao carro e levai os seus bezerros de após elas para casa.Tomaia arca de Senhor, e ponde-a sobre o carro; também metei num cofre, ao seu lado, as joias de ouro que haveis de oferecer ao Senhor como ofertas pela culpa; e assim a enviareis, para que se vá.”
  • 5. Davi, levou a arca da mesma maneira que os Filisteus levaram. A Arca deveria ser levada de um outro jeito. Para tudo o Senhor nos dar instruções e as encontramos na Sua Palavra.
  • 6. O zelo de Davi e do povo não faltaram. Fizeram todas as preparações para que a arca fosse trazida à Jerusalém. Mas, no entusiasmo de "glorificar o Senhor", esqueceram da vontade dEle.Pois, Deus havia dado instruções claras sobre como se deve carregar a sua arca.
  • 7. (Ex 25:10-14) “Também farão uma arca de madeira,deacácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor;e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro.Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro. Meterás os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca.”(Nm 4:15) “Quando Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabarem de cobrir o santuário e todos os seus móveis, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas nas coisas sagradas não tocarão, para que não morram; esse é o cargo dos filhos de Coate na tenda da revelação.”
  • 9. (Nm 7:9) “Mas aos filhos de Coate não deu nenhum, porquanto lhes pertencia o serviço de levar o santuário, e o levavam aos ombros.”A maneira certa de carregar a arca era pelos varais. Quando decidiram colocar a arca num carro novo, desprezaram o mandamento do Senhor. A arca era para ser levada nos ombros dos levitas. A arca era uma das peças sagradas que pertenciam ao santuário do tabernáculo. O Senhor proibiu fortemente que alguém além dos consagrados sacerdotes a tocasseou até olhasse para ela.
  • 10. Não devemos agir como o mundo age. O modo como eles fazem não deve ser a nossa referência. É um mistério o Senhor querer que os Levitas (servos) levem Sua presença sobre seus ombros.Talvez isto quer dizer que não é fácil ser crente. Temos o peso da presença de Deus sobre nossas vidas e um dia vamos responder por isso.

  • 11. Quando os bois tropeçaram, Uzá viu a arca caindo, sua reação foi a de estender a mão e segurá-la para protege-la. Mas quando ele decidiu tocar na arca, Uzádesprezou o mandamento de Deus. Não tente fazer o que não é da sua responsabilidade. Quem busca a Deus deve adquirir, pelo estudo da sua palavra, uma mente renovada a qual será conduzida de acordo com os desejos do Senhor, ao invés de reagir de acordo com as circunstâncias do momento.
  • 12. A intenção pode ter sido boa, porém a atitude foi totalmente errada. Há um dito popular de diz que “de boas intenções o inferno está cheio". O Senhor não está querendo “boas Intenções”. Ele procura verdadeiros adoradores, que oram, que O consultam e lêem a Sua Palavra.
  • 13. (I Cr 13:10-13) “Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o Senhor o feriu por ter estendido a mão à arca; e ele morreu ali perante Deus. E Davi se encheu de desgosto porque o Senhor havia irrompido contra Uzá; pelo que chamou aquele lugar Pérez-Uzá, como se chama até o dia de hoje. Temeu Davi a Deus naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus? Pelo que não trouxe a arca a si para a cidade de Davi, porém a fez retirar para a casa de Obede-Edom, o giteu.”
  • 14. Davi ficou arrasado, Deus havia tirado a vida de um dos seus servos, e a arca ainda não estava em Jerusalém. Davi achou que sua maneira de carregar a arca era boa. Quantas pessoas sofrem porque ouviram pessoas erradas, e hoje, na hora de colher os frutos “podres” estão sozinhas.
  • 15. Nessa passagem morreu Uzá, um homem bom, de caráter, um sacerdote que tinha boas intenções pois não queria deixar a Arca cair. Talvez em nossa vida ninguém tenha morrido por causa das nossas “boas intenções”, mas talvez muitas vidas estão indo pro ralo por causa de uma frase que saiu de uma boca cheia de boas intenções. O que será que estamos matando por causa das nossas boas intenções?
  • 16. Geralmente quando fracassamos perdemos o animo a vontade de querer continuar.“- O que deu errado, fiz tudo certo, todos viram que eu fiz tudo certo.” Talvez tenha sido esta frase que Davi usou quando viu Uzámorto no chão.Muitas vezes queremos desistir, parar no meio do caminho e usamos como desculpas experiências negativas; aconteceu com Davi. Davi também desistiu. Mas, somente por alguns instantes.
  • 17. (I Cr 13:11-13) “E Davi se encheu de desgosto porque o Senhor havia irrompido contra Uzá; pelo que chamou aquele lugar Pérez-Uzá, como se chama até o dia de hoje. Temeu Davi a Deus naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?Pelo que não trouxe a arca a si para a cidade de Davi, porém a fez retirar para a casa de Obede-Edom, o giteu.”
  • 18. Como Davi era um homem segundo o coração de Deus, ele não cometeu o mesmo erro de Hofni e Finéias. Não tomou uma atitude antes de refletir. A Bíblia diz que a Arca ficou três meses na casa de Obede-Edom. Durante esse tempo Davi meditou sobre o assunto “Como levar a Arca de Deus”, parece que ele consultou a palavra antes de trazer novamente a Arca:(I Cr 15: 2) “Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre.”
  • 19. Do que temos desistido? Pode não ter dado certo na 1ª vez, não podemos desistir de cumprir os sonhos de Deus. Era vontade de Deus que a arca voltasse, e Davi quase desistiu por causa da sua frustração.É sonho de Deus a restauração do seu lar, é sonho de Deus que você cresça, é sonho de Deus que você case, é sonho de Deus que você seja um obreiro(a), é sonho de Deus que toda a sua família se renda aos pés de Jesus, é sonho de Deus que você prospere, é sonho de Deus que você seja mais que vencedor.E assim como Davi, a Arca vai voltar para Jerusalém, a Arca vai voltar para sua casa.E Deus será louvado.
  • 20. A arca ficou na casa de Obede-Edom, levita, por três meses. E Deus o abençoou tanto em tão pouco tempo que ele ficou falado, só por ter acolhido a arca em sua casa. Quando realmente temos a presença de Deus em nossas vidas nós seremos não só abençoados como também ficaremos falados por sermos servos do Altíssimo e por Ele habitar em nós.
  • 21. (I Cr 15:11-16) “Então chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe,e disse-lhes: Vós sois os chefes das casas paternas entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel ao lugar que lhe preparei.Porquanto da primeira vez vós não a levastes, o Senhor fez uma brecha em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança:Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel.E os levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelos varais que nela havia, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor.E Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns de seus irmãos como cantores, para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, e levantarem a voz com alegria.”
  • 22. Davi ficou sabendo do ocorrido e convoca os levitas e sacerdotes para levarem a arca. Imaginem o tamanho da comitiva. Não sei a distância da casa de Obede-Edom e Jerusalém, mas deve ter demorado muito para chegarem até Jerusalém. APalavra fala que a cada seis passos era feito um sacrifício. A chegada em Jerusalém foi maravilhoso. A arca foi posta numa tenda preparada para ela. E Davi ofereceu mais holocaustos a Deus. A alegria de Davi estava tão contagiante que o povo todo começou a dançar e a se alegrar na Presença de Deus. É indescritível um país inteiro, celebrando e dançando com tamanha felicidade. Eles estavam tão felizes com a arca, pois representava a presença de Deus em Jerusalém.
  • 23. Quando entramos na presença de Deus em louvor e adoração, seja celebrando, dançando, prostrado, louvando, cantando, rindo, chorando, orando, Jesus já está de braços abertos à nossa espera.

-->