quinta-feira, 1 de maio de 2014

ONIPOTENCIA

                                                       


A grandeza do poder de Deus é vista nas obras por Ele criadas, a vastidão do universo se confunde com a nossa imaginação, os reinos macro e microscópicos são igualmente complexos, o DNA humano é algo sublime e maravilhoso. Seu poder criativo é tanto incomensurável como incompreensível; Deus tem todo poder em todo o tempo (nada existe fora D’Ele) para fazer tudo que esteja em conformidade com a sua natureza.


PALAVRAS-CHAVES
Deus, Caráter, Vontade

No livro do profeta Jeremias (32.17) há uma descrição excelente para a onipotência divina – “Ah Senhor Jeová! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; não te é maravilhosa demais coisa alguma”. A onipotência divina Lhe permite realizar completamente a Sua vontade. Faz-se necessário entender que Deus é um Ser perfeito, e que Sua vontade é perfeita; Ele não se permite tomar atitudes irracionais, independente de ter poder para realizá-las.


Toda causa é
anterior a seu efeito, Deus é o único ser que existe por Si mesmo; Deus é causa, nunca efeito de algo anterior a Ele. Seu poder causal é infinito; por ser “incriado” Ele é ato puro, nunca há perda de poder em Deus ou gasto de energia divina. Ele existe por si mesmo, independe de matéria para existir. Deus é perfeito em sua essência, natureza, soberania, vontade ou quaisquer outros atributos ou qualidades que pudessem ser relacionados.
Deus pode criar ou fazer qualquer coisa, porém, devido a sua própria natureza e santidade perfeitas, tudo que é contrário à Sua vontade nunca é realizado. Isto jamais implica em menos poder, antes demonstra uma autolimitação da Sua vontade. Deus nada faz que seja contrário à Sua natureza, nem coisas contraditórias entre si.
Louis Berkhof em seu livro de Teologia Sistemática, ressalta que “a importância da vontade divina aparece de várias maneiras na Escritura. É apresentada como a causa final de todas as coisas. Tudo é derivado dela; a criação e a preservação, Sl 135.6; Jr 18.6; Ap 4.11, e até as menores coisas da vida, Mt 10.29.
O poder divino também é manifesto em sua soberania sobre tudo e todos.

 A Bíblia é
rica em relatos demonstrando a soberania e vontade divinas sobre nações, reis, eventos da natureza, anjos ou demônios. Deus é soberano, contudo, a palavra arbitrário está fora de cogitação quando refere-se às qualidades divinas.
O poder divino pode ser definido em potentia Dei absoluta, que é o poder absoluto pelo qual Deus é capaz de fazer o que Ele não fará(mas poder ser feito) e potentia Dei ordinata que é o poder ordenado pelo qual Deus faz o que decidiu ou ordenou fazer. Louis Berkhof saliente que “se Ele não tivesse poder para fazer tudo o que pudesse desejar, não teria poder para fazer tudo o que deseja”.


A excelência de Deus é demonstrada em Seus atributos que se harmonizam entre si e que jamais entram em contradição com sua natureza divina perfeita. O caráter santo de Deus governa Sua vontade, que governa Sua onipotência, que Lhe permite fazer o qualquer coisa que não seja contrário ao Seu caráter.
Pode-se usar o exemplo do livre arbítrio do homem; ele tem liberdade de escolha e vontade própria, sendo assim a soberania divina nunca viola o livre arbítrio humano, pois Deus é soberano e controla tudo o que já
existiu, existe ou existirá. A onipotência divina deixa o cristão tranquilo e com paz interior pois ele sabe que pode recorrer ao seu Pai, Criador do universo quando existem problemas e que nada nem ninguém existe igual ou superior a Ele. A vontade divina é soberana, ética, justa e amorosa para com toda a criação. É a base da paz e confiança de seu povo.
















A CRUZ RESPONDE

                               


                                             
  








Atributos de Deus
Isa 5:16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça.

Deus é Bom
Luc 18:19 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.

Nos Pecamos
Rom 3:12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Rom 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Como um Deus santo chamo o ímpio para ter comunhão com ele?
Núm 14:18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração.

A resposta de tudo isso encontra na cruz de Jesus Cristo
Rom 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
Rom 3:25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu
sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
Rom 3:26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

Ele consumou a nossa divida na cruz do calvário
Tanto a ira de Deus foi lançada em jesus como os nossos pecados ele carregou
Joã 19:30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Ele agradou a Deus ele foi esmagado por nossas transgressões
Isa 53:10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.

E nenhum outro a salvação
Ats 4:12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que
devamos ser salvos.
Joã 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

A um so mediador entre Deus e o Homem

1Tm 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

Deus chama ao arrependimento
Ats 17:30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;

Devemos crer em jesus cristo
Mar 1:15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Esperança no Senhor
1Pe 1:13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo.

Salvacão não vem de Obras
Efs 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Efs 2:9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.