sexta-feira, 11 de julho de 2014

A LETRA MATA ?


QUANDO É QUE A LETRA MATA? Em primeiríssimo lugar, esta palavra não tem,nada a ver com o famoso“conhecimento mata”é o que  muita  gente , equivocadamente  interpreta .

 Mas a asseveração paulina está falando sobre a lei de Moisés, a qual julgava o pecado e condenava o pecador a morte; por isso a LETRA MATA !.


 Além dessa interpretação primária, podemos fazer também uma i n t e r p r e t a ç ã o secundária. 


A LETRA MATA q u a n d o somos LITERALISTAS, ou seja, quando interpretamos a Palavra pelo seu lado literal, frio, radical, inumano, algo sem  s e n t i m e n t o . 
N ã o podemos esquecer: A chave da interpretação bíblica é JESUS. 


Devemos julgar, ajuizar qualquer coisa a partir da vida de Jesus, pois Ele é o nosso parâmetro, modelo, arquétipo. Outra forma de matar é fazê-lo EM NOME  DO QUE ESTÁ ESCRITO. 


Tem muita gente matando em nome de Deus baseado no “está escrito”. Porém disse Jesus: “... MASTAMBÉM ESTÁ ESCRITO!”


1. Como diz certo escritor, nóssomos o único exército que mataos seus feridos. E os matamosutilizando-nos da mesma Palavraque deveria dar a eles vida e curálos.


2. A igreja, depois de Cristo,começou a torcer a cana quebradae a apagar o pavio que fumegaa t r a v é s d o s e u m o r a l i s m oexacerbado. Infelizmente, a igrejavirou lugar de “coveiros” de plantãoque, a qualquer suspeita, exumamcorpos mortos e em decomposiçãopara mostrar erros do passado.


3. A igreja virou justiceira. Como talé i m p i e d o s a , i n c l e m e n t e ,detestavelmente justiça própria. Nasua construção moral, criou opecado para morte, a culpa, o limitepara o perdão, coisa que Jesusnunca estabeleceu como norma,lei, regra.


4. Há irmãos que fazem o tipo“advogado de Deus” como seestivessem ajudando o Todo-Poderoso a proteger e manter suaigreja santa e imaculada a partir desua ótica. Mas não sabem queestão construindo o túmulo ondeserão enterrados.


5. A Igreja precisa ler mais osevangelhos para interpretar asquestões da vida MAIS PELA VIDADE JESUS do que por uma palavrafria, literal e sem sentimento, pois “aletra mata”.


6. Precisamos tirar nossos irmãosda Cruz. Estamos crucificandoaqueles que foram perdoados porJesus.


7. É um perigo mor tal quandocrentes começam a usar o ESTÁE S C R I T O f o r t u i t a econvenientemente para garantir queo que está fazendo é da inteiravontade de Deus. Assim a LETRAMATA.


A LETRA MATA


1. A LETRA MATA quando fazemosl e i t u r a s  b í b l i c a s  d e s c o n t e x t u a l i z a d a s ,descomprometidas com o fatocultural, histórico-social do texto,sem nenhuma santidade com aexatidão daquilo que estamosfalando.


2. A LETRA MATA quando as“pedras que trazemos nas mãos”para apedrejar alguém exercemmais fascínio do que o perdão deDeus.


3. A LETRA MATA quando nos falta ahumildade para abaixar e lavar ospés empoeirados de alguém.


4. A LETRA MATA quando asnormas que seguimos passam aser maiores do que a própria vida.


5. A LETRA MATA quando nose s c a n d a l i z a m o s p e l a a ç ã oencantadora de alguém pela obrade Deus.


6 . A L E T R A M ATA q u a n d omatamos um irmão em nossocoração, sem lhe dar nova chance.


7. A LETRA MATA quando oimpulso de condenar é maior doque a vontade de absolver.


8. A LETRA MATA quando o desejode ser santo é maior do que o deser gente.


9. A LETRA MATA quando aquiloque matamos é “o diferente” quenão aceitamos.


1 0 . A L E T R A MATA q u a n d oroubamos as viúvas, matamos osprofetas, mas damos o dízimo doque nem precisamos dar, numatotal e mentirosa demonstração dedevoção.


11. A LETRA MATA quando damosuma de “bonzinhos” a fim deescondermos maldades malignas.


12. A LETRA MATA quando oCOMPRIMENTO da Lei é maior doq u e o C U M P R I M E N T O d amisericórdia.


13. A LETRA MATA quando apredisposição de quem a interpretatem sempre a intenção de segregar,matar, punir, condenar.


14. A LETRA MATA para os que sóveem o lado punitivo da Lei, porquenão conseguem enxergar belezanos atos humanos.


15. A LETRA MATA quando nãoconseguimos enxergar o nossoirmão como irmão, mesmo depoisde ter cometido um fatídico erro.


16. A LETRA MATA quando nãoQUEREMOS ENTRAR NA CASA EPA R T I C I PA R DA F E S TA D ECOMEMORAÇÃO pelo retorno doirmão que estava morto, mas decidiuvoltar para a casa do pai.


17. A LETRA MATA quando o nossoreligiosismo tira de nós a alegria deuma vida simples, fr utífera eabençoadora, por conta de umavisão dura e legalista.


18. A LETRA MATA quando a nossa"santidade" nos faz passar de"largo" do necessitado e aflito, porconta do medo de uma possívelcontaminação.


19. A LETRA MATA quando aquiloque quer matar é o EU da essênciahumana que não pode morrer, poisse morrer morre o todo.


20. A LETRA MATA quando cerceiaa vida e faz da vida um cativeiro dep r o i b i ç õ e s , i n t e r d i ç õ e s ,impedimentos.


CONCLUSÃO:


Interpretar a Bíblia Sagrada pelaLETRA DA LEI foi o que, antes deJesus, os fariseus faziam. Coavammosquito e deixavam passargordos camelos pela malha da suao r t o d o x i a . C o m  s u a si n t e r p r e t a ç õ e s  l e g a l i s t a senvenenaram o amor oceânico deD e u s  p e l a  h u m a n i d a d e , etransformaram Deus em tirano,déspota. A igreja, em muitos dosseus seguimentos, é patológica epatologizante, porque transforma oEvangelho de Jesus em umfundamentalismo da pior espécie. 


Rev. Paulo Cesar Lima.