quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

DEUS AMA AQUELE QUE DA COM ALEGRIA!


Porque devo ser uma pessoa que esteja pronta a auxiliar alguém o que ganho com isto?          
Ninguém deve prometer nada por sua própria vontade, a palavra de Deus tem promessas que acompanharão os que temem o seu nome e coopera para os que fazem parte da sua obra e se compadece dos necessitados,   em suas necessidades materiais   e espirituais .
A palavra pobre no conceito de Deus é algo a ser entendido, existem os pobres opressores e os pobres espirituais.
Jesus disse sobre a bem aventurança dos pobres que põem sua dependência em Deus.
(João 15:5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Os pobres e necessitados, reconhecem que dependem de Deus para tudo.
Há pobres que não possuem coisas materiais, mas em seus íntimos se portam como ricos de espíritos e não clamam a Deus nem reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador, Estes são descritos em (Provérbios 28:3) - O homem pobre que oprime os pobres é como a chuva impetuosa, que causa a falta de alimento.

O que seria oprimir um outro pobre? , seria explorá-lo, pedir emprestado e não pagar.
Viver de forma ociosa pesando sobre seu próximo e não querendo levar suas próprias cargas. (Romanos 13:8) -
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
(II Tessalonicenses 3:11) -   Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
(II Tessalonicenses 3:10) -   Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

Há também ricos de coisas materiais, mas pobre de espírito, pois não confiam em suas riquezas, porem são poucos.
Leia (Jó 1:1) - HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. (Jó 1:2) - E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. (Jó 1:3) - E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

Uma das coisas que faz o homem se achar rico, e não se importar com Deus é o amor ao dinheiro
.(O amor ao dinheiro fecha a entrada para o reino como lemos em (Lucas 18:25) -   Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. No meio dos pobres de espírito Deus tem salvado muitas pessoas. Como descreve

(Mateus 11:5) - Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.O Senhor se agrada do povo que o reconhece em todo tempo e não se deixa levar pelas riquezas deste mundo

.Porem se caso tivermos muitos bens temos que cuidar da nossa fé e do nosso comportamento diante de Deus. Afim de evitarmos aquilo que esta escrito em (Mateus 13:22) -   E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

A confiança nas riquezas é algo que nos põem em perigo leia (Salmos 62:10) -   Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.
Os ricos sem temor e os que querem ser ricos mas não temem a Deus , se tornam impiedosos para com a igreja ((Tiago 2:6) - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
A igreja deve cuidar dos seus próprios negócios   (I Corintios 6:1) - OUSA algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?   (I Corintios 6:2) - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

A igreja deve cuidar dos seus próprios negócios   (I Corintios 6:1) - OUSA algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
Não devemos olhar a aparência ou ser interesseiros, ficar admirando pessoas porque possuem algo de posses matérias. (Tiago 2:1) Á (Tiago 2:4) –

(I Corintios 6:2) - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

Viver pensando em ser rico e se esquecer de Deus, torna se um laço adverte.
(I Timóteo 6:9) - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Uma igreja que busca a prosperidade material e não olha para a Palavra de Deus, é perigoso como relata o livro de   (Apocalipse 3:10)
- E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

(Apocalipse 3:11) - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

(Apocalipse 3:12) - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca

(Apocalipse 3:14) - Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas

. (Apocalipse 3:15) - Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Portanto evitando a soberba ou arrogância devemos ser cooperadores da obra do Senhor.
Precisamos então saber algumas coisas, primeiro Porque é necessário dizimar e ofertar no trabalho do Senhor quem são os pobres de espírito? Quais são os recursos necessários para se que faça este trabalho?   Embora alguns se vangloriam de dizer que tem fé, ainda não dão frutos para o Senhor porque a nossa fé é viva e produz obras descritas em (Tiago 2:18) -   Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.  

Talvez alguém se pergunte ou indague o que isto tem a ver com dizimo e ofertas?.   Ou se pergunte o que eu ganho com isto?   Afinal!   Quem eu devo ajudar e como posso fazê-lo. Quais benefícios eu vou obter, quais são a garantias disto.
Porem é importante saber onde dizimar e onde contribuir, saber qual é a obra correta para se fazer isto. A Palavra de Deus nos exorta a fugir do comercio gospel e promessas de prosperidade com trocas de votos e desafios de tolos que vivem determinando coisa para Deus

. O Apostolo Paulo alerta desvie disto, porque são Homens de contenda por causa de dinheiro não tem o temor de Deus.   (I Timóteo 6:5) - Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Porem ser pobre é motivo de ordem e decência, pois Deus é assim, não faz confusão, Jesus falou sobre os pobres de espíritos, estes são pessoas que entendem que precisam de Deus, mesmos tendo riquezas materiais.
Leia (Mateus 5:3) - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Estes são os que Deus atrai pra si, serão acrescentados pelo Espírito Santo nas igrejas, se esta estiver fazendo a vontade de Deus Como descrito (Atos 2:21) (Atos 2:22) –
Se não há unidade entre os crentes Deus não acrescentará almas neste local. Aguardará a unidade do Espírito Santo.   Para isto a igreja precisa entender que a cooperação que se faz é para o trabalho do evangelho é algo para agora e para o futuro.  
É necessário ter um local para que se reúnam e que outros sejam alcançados.
É preciso ter material de divulgação do evangelho, folhetos, literaturas, classes de ensino, material didático para ebd, instrumentos musicais, e de comunicação, etc.

Saibamos porem que estes recursos para nada serve se não tiver a mão de obra humana, evangelistas, seminarista, diáconos, missionários e pastores, os auxiliares Músicos, professores, e administradores e voluntários da obra vivendo em amor uns pelos outros e amor as almas.

Os recursos devem priorizar os obreiros e não mutilá-los, estes devem ser honrados e preservados em primeiro lugar.  
O apostolo Paulo fala disto em suas cartas - (gálatas 6:6, e (I Corintios 16:16)   Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. Este o primeiro passo da oferta e do dizimo, que é empregado na igreja, deve priorizar seus ministérios   na realização do trabalho da Palavra e do evangelho.porem os necessitados são aqueles que vivem para causa do Senhor e buscam sua justiça.

  Os necessitados temem ao Senhor, estes tem promessas de Deus em suas vidas, Mas precisam proceder como diz os seguintes versículos . (Atos 20:35) -   Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

  (Provérbios 3:9) - Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;     (Deuteronômio 15:11)   Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra. :
(Deuteronômio 24:14) -   Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas.

  Deus olha para os necessitados entre seu povo e os defendem, portanto este necessitado confia no Senhor ele   está seguro, pois conhece o que está na palavra de Deus   : (I Samuel 2:8) -   Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.    

(Salmos 9:18) -   Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente.   (Salmos 12:5) - Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram. É verdade que há injustiças, mas Deus olha as injustiças: devemos fugir de praticá-las, observemos as advertências da Palavra de Deus para não sermos como os ímpios. (Salmos 37:14) -   Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.

Necessitado da presença de Deus   em sua vida, Davi disse isto   em (Salmos 40:17) -   Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mimTu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenha.

  Porque o SENHOR ouve os necessitados. (Salmos 69:33) -   Deus vem em socorro do aflito: Podemos   (Salmos 70:5) –

Há Promessas de Deus Para quem é necessitado e os que atendem aos necessitados segundo o coração de Deus. Promessas registradas nos seguintes livros
(Provérbios 28:27) -   O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os
seus olhos terá muitas maldições. (Salmos 37:26) -   Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.

(Provérbios 14:21) -   O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado. (II Corintios 9:6) - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.   (Provérbios 11:9) - A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.
(Provérbios 19:17) - Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.
Estas promessas porem não se comparam a maior benção que Deus dá aos que temem:

É algo grandioso que transcende a qualquer coisa deste mundo . (Mateus 19:29) –
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

Deus ouve os necessitados e também ouve os que socorrem os necessitados. (Isaías 49:8) - Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas;

(II Corintios 6:2) - (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da Salvação.

Procedendo assim desta maneira, Deus reservará vitoria completa que ninguém pode tirar   (Apocalipse 21:7) -   Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Seja você também um vencedor que esta no time de Jesus, amem