sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A MULHER QUE GERA VIDA,E SUSTENTA EM AMOR

                                                                                


Nos últimos minutos da vida terrena, como descrito em Jo 19.25-27 Jesus teve Seu olhar voltado para a mulher que o havia gerado, por obra e graça do Espírito de Deus. E ali crucificado na cruz, Ele fala com Maria e aponta o apóstolo João como quem haveria de substituí-lo amparando Sua mãe, cuidando dela. Que extraordinário exemplo de superação da dor pessoal e de cuidados com a mãe! Todos os que são discípulos de Jesus devem tê-Lo como exemplo. Por que Jesus fez isso? Por que se preocupou com Sua mãe? O que de especial tem uma mulher que se torna mãe. Uma mulher que gera vida, esperança e amor. Ela gera posteridade, gera o futuro. Não há como gerar vida humana que não seja, originalmente, pelo ventre uma mulher. Dizem que cada criança que nasce é um sinal exteriorizado de Deus anunciando que ainda ama o homem. 


I - A MISSÃO DE SER MÃE Certamente que um dos papéis mais importantes da mulher é o de mãe, embora todos os papéis sejam igualmente reconhecidos. A função materna era tão importante nos tempos bíblicos que a esterilidade feminina chegava a ser considerada uma maldição divina, porquanto furtava a mulher de uma de suas funções mais importante na vida. Há casos destacados nas pessoas de Sara (Gn 17.15), Raquel (Gn30), e Ana (I Sm 1.2). Mas essa missão apresenta sobrecargas para seu exercício: Muitas noites acordadas, cansaços físicos, frustrações, renúncias, ingratidões, uma tarefa difícil, árdua. Ser mãe não é simplesmente gerar e parir uma criança, entregando-a ao mundo. Ser mãe não é eximir-se de sua responsabilidade e repassá-la a outrem, como empregadas, babás, parentes, amigos e creches. A função e o propósito missionário é tão peculiar que ninguém substitui o amor e o cuidado de uma mãe. Por outro lado, há benefícios que a missão de ser mãe produz: É gratificante para a mãe ver o filho que ela amamentou crescido, criado, formado, bem encaminhado na vida. É honroso para a mãe ver em seus filhos suas próprias virtudes. É alentador para a mãe ser reconhecida por seus filhos como aquela que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis, educando, corrigindo, formando, protegendo, consolando, animando.  Vejamos mais das muitas funções da Mãe: gerar (conceber), alimentar, consolar, proteger, educar (ensinar, edificar, exortar, corrigir e repreender). Por isso a Bíblia alerta: “ Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele” Pv 22.6. “ Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagrada letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo.”


 II Tm 3.14,15. II. EXEMPLOS BÍBLICOS DE MÃES Muitas são mães citadas na Bíblica, mas me detenho em Ana e Maria. Ana ora ao Senhor por um filho, pois não mais suportava a vergonha de não ter um; Maria não ora ao Senhor por um filho, mas é graciosamente escolhida por Ele para ser a mãe de Seu próprio Filho. Ana (mãe de Samuel) a dor da esterilidade, não a faz desistir, mas clama a Deus que lhe responde dando-lhe o primeiro dos grandes profetas de Deus: Samuel, I Sm 1. Depois teve outros cinco filhos como bênção do Deus Altíssimo. Maria, mãe de Jesus, O acompanhava em todos os momentos e esteve presente até na hora do sofrimento da Cruz. Mãe que é mãe será sempre lembrada em suas virtudes. Não é abandonada na velhice. Não será esquecida nem quando morrer. Será sempre amada. Seu caráter estará evidente em seus filhos e na sua posteridade. Deus a honrará sempre.



 III. MÃE É ETERNA, OU DEVERIA SER? “Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia? Considerações finais Por isso neste dia oro a Deus para que abençoe cada dia as mães. E oro mais: para que cada mãe compreenda bem a sua missão na terra, e assim, nunca desfaleça, nunca desista, nunca desanime, pois estará plantando uma semente, regando com amor, paciência e oração. Oração de um filho, por sua mãe que já partiu e por todas as mães que estão com seus filhos, perto ou longe, mas sempre presentes, em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário