sábado, 17 de novembro de 2012

OS SETE ESPIRITOS DE DEUS


A resposta desta pergunta  está em Isaías 11:2
"E repousará sobre ele 1 - o espírito do SENHOR, 2 - o espírito de sabedoria 3 - o espírito de entendimento4 - o espírito de conselho 5 - o espírito de fortaleza3 - o espírito de conhecimento 7 - o espírito de temor do SENHOR "

A Palavra de Deus diz que Ele Possui os 7 EsPiritos.E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus. (Apocalipse 4 : 5)


.::. O número 7 implica a completude de Deus. Perfeição. Plenitude. Pode indicar ciclos de 7 ou 70 anos. Por diversas vezes o 7 aparece na Palavra de Deus ou nela está implícita. Por exemplo, Jesus mandou perdoar 70 vezes 7. Podemos citar os 7 dons que o apóstolo Paulo escreve em Romanos 12:6-9 (profecia, ministério, ensino, exortação, repartição, presidência, misericórdia)

 e as 7 unidades de Efésios 4:4 – 6 (um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só Batismo, um só Deus e Pai).


.::. Podemos observar também as 7 características principais da Sabedoria em Tiago 3:17 (pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, sem parcialidade, sem hipocrisia) e as 7 graças em 2 Pedro 1:5 – 7. 

Jesus Cristo possui sete principais dons no Evangelho de João (sua carne – 6:51, sua vida – 10:11, seu exemplo – 13:15, seu conforto – 14:16, sua paz – 14:27, suas palavras – 17:8,14, sua glória – 17:22) e 7 títulos principais na carta aos Hebreus (Herdeiro de Tudo – 1:2, Príncipe da Salvação – 2:10, Apóstolo – 3:1, Autor da Salvação – 3:9, Precursor – 6:20, Sumo Sacerdote – 10:21, Autor e Consumador da Fé – 12:2). E muito mais!


.::. Mas, longe de parecer místico ou supersticioso com relação ao número 7, gostaria de escrever aos leitores deste blog sobre os maravilhosos 7 Espíritos de Deus. Esses Espíritos são simbolizados na Palavra de Deus como os 7 castiçais de ouro da visão de João em Apocalipse 1:12, os quais caracterizam Jesus Cristo e seus atributos! Nessa visão, João, em espírito, contempla em meio a estes 7 castiçais de ouro, “… um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.” Ou seja, Jesus Cristo, em todo Seu poder e Glória! Aleluias!


.::. Os 7 Espíritos de Deus são simbolizados no Antigo Testamento através da Menorah, que constitui o símbolo de Israel, palavra hebraica que significa candelabro, suporte para lâmpadas. Na Menorah, há 7 lumes de lâmpadas, uma haste central e 3 braços que saem de cada lado. Cada um dos sete tinha uma tigela para o óleo, que era retirada diariamente pelos sacerdotes para limpeza e recomposição do óleo. Transcrevendo os versículos do Salmo 150, os manuscritos hebraicos reproduzem com freqüência a Menorah, o famoso candelabro com sete braços, colocado no Santo dos Santos do templo de Jerusalém. Assim, sugerem uma bonita interpretação deste Salmo, um verdadeiro e próprio Amém na oração de sempre!


.::. O texto bíblico que gostaria de citar é:(Isaías 11:2) – E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR..::. Lendo esse lindo versículo, que profetiza sobre os 7 Espíritos do Senhor em Jesus Cristo, o homem completo e perfeito, observamos que os 7 espíritos são: Espírito Santo, Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Conhecimento e Temor do Senhor.


::: 1 – Espírito Santo.::. O primeiro Espírito é o próprio Espírito de Deus, o Espírito Santo. Ele é uma pessoa e tem sentimentos, assim como o Pai e o Filho. Seu principal objetivo é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Tudo é por Ele e para Ele. Como você sabe que é um pecador? Quem te falou isso? Não outro senão o Espírito Santo. Ele só veio até nós pela morte do Filho de Deus, Jesus Cristo. 


::: 2 – Espírito de Sabedoria.::. O segundo Espírito é o Espírito de Sabedoria. Em Provérbios 2 somos instruídos por Deus para buscarmos a sabedoria com todas as nossas forças e com todo o nosso entendimento, com toda a nossa alma e de todo o nosso coração. Isso porque é através dela que possuímos o pleno conhecimento de Deus e o temor do Senhor.(Provérbios 2:5) – Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.


.::. Deus criou todo o universo com sabedoria demasiadamente elevada. Tudo está na mais perfeita ordem, obedecendo a leis complexas e cumprindo propósitos. Ninguém precisa se preocupar com estrelas, galáxias, com o Sistema Solar ou mesmo com sua própria respiração. Repito, tudo está na mais perfeita ordem! Nem o maior e melhor cientista do mundo consegue compreender o mistério da criação do Universo! Aleluias!(Salmos 104:24) –  Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. (Salmos 111:10) –  O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.


.::. A sabedoria nos conduz a uma vida simples e prática, de acordo com a maravilhosa vontade de Deus. Somos instruídos a praticar o bem e fugir do mal. O juízo está sobre nós com a sabedoria. Praticamos a justiça divina, e não concepções falsas e passageiras de homens. Passamos assim a pensar como Cristo pensa. Com a sabedoria de Deus, entendemos o por quê de todas as coisas..::. O homem mais sábio de todos os tempos foi Salomão, filho do Rei Davi. Deus falou para Salomão Lhe fazer um pedido. Ele poderia ter pedido qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo! Que privilégio de Salomão! Mas, ele pediu sabedoria para guiar o povo de Israel por pastos verdejantes e águas tranquilas! Deus ficou entusiasmado e surpreso com Salomão! Logo, recebendo de Deus sabedoria, foi um homem completo em todas as áreas da vida que um homem comum possa desejar! ninguém jamais foi tão bem sucedido como Salomão! Deus o amou por um pedido maravilhoso! Na realidade, Salomão, pelo Espírito Santo, sabia que se tivesse sabedoria, teria todas as coisas que desejasse! Isso é maravilhoso!


::: 3 – Espírito de Entendimento.::. O terceiro Espírito citado em Isaías 11:2 é o Espírito de Entendimento. Entendimento implica compreensão. E alcançamos compreensão com a sabedoria, citada anteriormente. Importantíssimo, o Espírito de Entendimento responde a muitos questionamentos que clama a alma humana! Auxilia-nos em tomadas de decisões presentes e futuras, além de trazer a mente do homem uma completa identificação com a mais perfeita e pura vontade de Deus! Quem muito falou sobre o entendimento foi Salomão, no livro de Provérbios.


(Provérbios 1:3) –  Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;


(Provérbios 2:2) –  Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;


(Provérbios 2:6) –  Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

(Provérbios 3:4) –  E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.


(Provérbios 3:5) –  Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. [Buscar o entendimento do Espírito do Senhor]


(Provérbios 3:19) –  O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.


(Provérbios 4:7) –  A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.


(Provérbios 6:32) –  Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma.


(Provérbios 8:14) –  Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.


(Provérbios 9:6) –  Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.


(Provérbios 10:13) –  Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.


(Provérbios 10:21) –  Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento.


(Provérbios 11:12) –  O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado.


(Provérbios 12:8) – Cada qual será louvado segundo o seu entendimento, mas o perverso de coração estará em desprezo.


(Provérbios 13:15) – O bom entendimento favorece, mas o caminho dos prevaricadores é áspero.


(Provérbios 14:29) –  O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.


(Provérbios 15:21) –  A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente.


(Provérbios 15:32) –  O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.


(Provérbios 16:22) –  O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia.


(Provérbios 17:16) –  De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?


(Provérbios 17:18) –  O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador na presença do seu amigo.


(Provérbios 17:27) –  O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito.


(Provérbios 19:8) –  O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem.


(Provérbios 21:16) –  O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará.


(Provérbios 23:23) –  Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.


(Provérbios 24:3) –  Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;


(Provérbios 24:30) –  Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento,


(Provérbios 28:16) –  O príncipe falto de entendimento é também um grande opressor, mas o que odeia a avareza prolongará seus dias.


::: 4 – Espírito de Conselho.::. O quarto Espírito é o Espírito de Conselho. O Espírito Santo é o nosso principal Conselheiro, por ser este um atributo de Deus. Longe de ser uma concepção humana, conselho implica autoridade, pois o homem nunca pede conselho a alguém que tome por inferior a ele. Conselho responde a questionamentos, dúvidas. O Conselho do Senhor é para que vivamos toda a nossa vida buscando ardentemente pela Sua maravilhosa presença, pois Nela há Conselho, perdão de pecados, restauração. Na Bíblia, os reis de Israel e Judá eram instruídos pelos profetas do Senhor. quando os reis se afastavam de Deus pela desobediência e rebeldia, o próprio Senhor levantava um profeta ungido para aconselhar o rei e o povo para voltarem para os braços do Pai. Como foi o caso do profeta Elias com o rei Acabe, por exemplo. Logo, o principal objetivo do conselho é fazer com que o homem restaure a sua comunhão com o Pai e volte para a presença de Deus!


::: 5 – Espírito de Fortaleza.::. O quinto Espírito é o Espírito de Fortaleza! Glória a Deus! Ser forte em Deus, no Senhor Jesus Cristo! Não é entrar em uma academia ou se preparar para uma batalha! Não consiste em força física, mas espiritual. E, como nos tornamos fortes espiritualmente? Orando, jejuando e lendo a Palavra do Senhor! O Rei Davi se expressa da seguinte forma:(Salmos 18:1) –  EU te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.(Salmos 18:2) –  O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.(Salmos 31:3) –  Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.(Salmos 37:39) –  Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia..::. Nossa fortaleza é Deus! Logo, o Espírito de Fortaleza é o próprio Espírito de Deus que vem habitar em nós, com todo seu resplandecer e glória! Isso não quer dizer que sairemos por aí levantando ônibus e caminhões com os dentes. Não! Isso implica que diante das tribulações, ventos e tempestades da vida seremos mais do que vencedores, em Cristo Jesus! Seremos fortes para realizar a vontade de Deus! Seremos fortes para fugirmos do pecado e de toda imundícia deste mundo! Seremos fortes o suficiente para resistirmos ao Diabo a para o vencermos pelo sangue do Cordeiro! Glória a Deus! Aleluias!


::: 6 – Espírito do Conhecimento.::. O sexto é o Espírito do Conhecimento. Não esse conhecimento que o mundo entende ser conhecimento. Mas o Conhecimento de qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!(Romanos 12:2) –  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus..::. Conhecimento da Palavra de Deus! Conhecimento das coisas espirituais, que se discernem espiritualmente! Conhecimento da vontade do Senhor para nossas vidas! Isso é o conhecimento bíblico, da Palavra do Pai!(Salmos 53:4) –  Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniqüidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus..::. Conhecimento está diretamente ligado à sabedoria e ao entendimento. O conhecimento sem ambos torna-se inútil. Conhecer é preciso, mas também é necessário que absorvamos o conhecimento de Deus para nossas vidas com entendimento do que Ele pensa ou requer de nós! A sabedoria nos leva diretamente aos sonhos do Pai para nossas vidas, com o perfeito entendimento do conhecimento da Verdade.(Colossenses 1:10) –  Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; (I Timóteo 2:4) –  Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.(João 8:32) –  E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
(I João 4:2) –  Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;


::: 7 – Espírito do Temor do Senhor.::. O sétimo Espírito é o Espírito de Temor do Senhor. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, como lemos anteriormente. Temor implica em respeito pela santidade de Deus. Temor não implica em medo dos castigos de um “Deus castigador”. Deus é amor. É necessário que tenhamos amor e respeito pelo Pai. Que entremos em Sua presença com espírito humilde reconhecendo toda Sua grandeza, majestade, honra, glória, sabedoria e riqueza! Isso é temor! O temor do Senhor nos leva a compreender que o Pai criou os céus e a terra pelo poder da sua maravilhosa Palavra! O temor leva-nos a entender que Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou seu único Filho, Jesus Cristo, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Com o temor do Senhor, cremos que foi pela Palavra de Deus que todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Apenas pelo temor do Senhor podemos aceitar o amor de Jesus Cristo, que levou sobre si as nossas enfermidades, e nossas dores tomou sobre si (Isaías 53:4), sugando na cruz do calvário todos os nosso pecados! Apenas pelo temor do Senhor, equivalentemente, cremos que Jesus Cristo irá voltar em breve para buscar a Sua Igreja, imaculada e sem rugas, e que no dia do juízo todos ressuscitarão dos mortos e serão julgados pelo que fizeram em carne, seja o bem, seja o mal..::. Estudando sobre os 7 Espíritos de Deus, pelo poder do Espírito Santo, vemos que eles constituem um ciclo, interdependentes uns dos outros, que formam a plena unidade de Deus. Um não existe sem o outro. Eles se relacionam entre si e juntos formam aquilo que entendemos por Pai, Filho e Espírito Santo. Mas, não podemos confundir algo muito importante, pois Deus Pai, Filho e Espírito Santo são uma só pessoa. Os Espíritos de Deus são os atributos da Trindade Divina, incluindo o Espírito Santo por este representar a completude de Deus..::. O livro do Apocalipse trata sobre os 7 Espíritos de Deus de forma profética:(Apocalipse 1:4) –  João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 

(Apocalipse 3:1) –  E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

(Apocalipse 4:5) –  E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.(Apocalipse 5:6) –  E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra..::. Minha intenção com este artigo não é fazer um estudo profundo sobre isso, pois, com certeza, dariam livros e mais livros..::. Quero profetizar sobre sua vida que você receba, em nome de Jesus Cristo, todos os Espíritos de Deus em Sua plenitude! Que você seja cheio do Espírito Santo e receba os atributos de Deus, de acordo com a vontade do nosso único e suficiente Senhor e Salvador, Jesus Cristo, para que tenha uma vida de acordo com a vontade do Pai, em perfeita comunhão com o Espírito Santo!.::. Que Deus o abençoe, em nome de Jesus! Amém!(Efésios 1:17-19) – Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder.