sábado, 17 de novembro de 2012

O QUE É AVIVAMENTO ?






No dicionário Aurélio, avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar – tornar mais vivo, mais nítido, cobrar ânimo, ficar intenso.


Mas o que avivamento significa dentro do contexto que vivemos - a igreja de Jesus?


  1- Primeiramente o avivamento nos fala de "Retornar"!
No Salmo 85,6 lemos: "Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?" Este texto nos indica a idéia da necessidade de uma recuperação. Nos fala de sairmos de um estado de apatia e inércia, para uma vida de alegria e significado. Trás a idéia de um retorno a uma vida que só é experimentada na lembrança do passado – distante da realidade presente. Esta vida é possível, mas foi perdida em algum lugar da existência da fé.


  2- Em segundo lugar nos fala de "Restaurar"!
Salmo 126,4 “Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul”. O avivamento restaura verdades. Restaura aquilo que um dia cremos (nossa doutrina), e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desapreço. Portanto o avivamento é uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido. O avivamento repara o altar da nossa vida. Restaura o nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor do Reino e pelas coisas do Reino.


  3- Em terceiro lugar avivamento nos fala de "Restituir"!
Salmo 51,12 “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”. É a restituição de um entusiasmo rejuvenescido; de um andar em santidade. O avivamento é a volta de uma vida de credibilidade! Isto é mais que grandes concentrações, mais que "êxtase pentecostal", mais que uma experiência com o sobrenatural, mais ainda do que milhares de pessoas se agregando às Igrejas evangélicas. É mais que o testemunhar das mudanças sociais que ocorrem – novos apartamentos, novos carros, novos empregos e novas empresas. "Avivamento é uma operação do Espírito de Deus, entre seu povo".
É Deus agindo em sua Igreja. É a volta do culto verdadeiro, da adoração genuína, da contrição de coração. É mais que um ensinar teórico. É a prática – a vida. É o povo pregando o que na vida já fazem!


É esta vida que o avivamento pode restituir!
Que Deus nos ajude a sairmos da "vida morta", e restaure em nós seu altar, restituindo-nos um estilo de vida coerente com o caráter Dele!